SkypeMe™!
 
 

CORPORATIVO E CORPORATIVISMO

O Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais nunca trabalhou o conceito de corporativismo, e sim o conceito corporativo. O conceito corporativismo remete tão-somente para a noção de “corpo próprio”, enquanto o conceito corporativo, aponta não só para o conceito de “corpo próprio”, mas também para o conceito de “corpo simbólico”.

“Corpo próprio”, fechado em si mesmo e de pensamento único; “corpo simbólico” aberto à crítica e a e a escuta social.

Corporativismo é um conceito pejorativo que remete para práticas políticas de qualquer organização de trabalhadores ou outras organizações, que têm como objetivo fecharem em si mesmas ou para qualquer grupo social, que também têm como único objetivo atenderem aos interesses de si mesmos e aos seus privilégios.

Falta ao conceito de Corporativismo uma avaliação crítica sobre as práticas do grupo, bem como sobre os componentes do grupo frente a uma realidade política e social.

O conceito que o Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais trabalha é o de Entidade Corporativa.

Esse conceito nos remete para um grupo organizado que tem como objetivo pensar, avaliar o próprio grupo e atuar através de práticas políticas assentadas numa visão crítica da categoria que defende os seus interesses, e participa com as demais Entidades de trabalhadores, outras organizações, e   grupos sociais pela emancipação política dos trabalhadores. A este conceito agregam-se  práticas políticas dos direitos humanos, dos movimentos sociais e de uma ética norteada por projeto emancipatório.

Nesse sentido, o Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais que luta contra a precarização do trabalho do psicólogo (piso salarial, jornada de trabalho, data base, entre outros) jamais poderá atingir este objetivo se nossa categoria não tiver unida, enquanto corpo “próprio e simbólico” mobilizada com propostas e ações afirmativas que reconheçam psicólogas e psicólogos como trabalhadoras e trabalhadores, lutando para atingir  nosso objetivo,  com o apoio e a solidariedade das  Entidades Sindicais e demais Movimentos organizados,  que também  têm o nosso apoio político, para garantir direitos aos demais profissionais de saúde, e porque não dizer, a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Estamos cuidando daqueles que estão desempregados, que têm um trabalho precarizado ou se encontram na área do trabalho informal.

 

                                                            Roges Carvalho dos Santos
                                             Presidente do Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais

Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

Conselho Federal de Psicologia
SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104.
CEP.: 70070-600
Tel.: 61 2109 0100
Fax: 61 2109 0150

Website: crepop.pol.org.br/novo/

Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais


Entre em contato com o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais(CRP-MG)

Telefone: (31) 2138-6767
Email: crp04@crp04.org.br
Website: www.crpmg.org.br