SkypeMe™!
 
 

Reunião do PSIND-MG com psicólogas (os) Analistas de Políticas Públicas da PBH.

Relato da reunião do PSIND-MG com os Analistas de Políticas Públicas/Psicologia da PBH

 
No Dia 16/07/2014 foi realizado no PSIND-MG a primeira reunião do PSIND-MG com os Analistas de Políticas Públicas/Psicologia da PBH. Esta reunião contou com três trabalhadores  da PBH e três membros da diretoria do Sindicato. Neste encontro foi discutida a seguinte pauta:
 
- A campanha 30 horas;
- O movimento grevista dos trabalhadores da PBH;
- O Vínculo dos Psicologas(os) da PBH com o PSIND;
- Fórum Estadual e Municipal dos trabalhadores SUAS
 
Quanto a campanha 30 horas foi esclarecido que a PL 3380/08 foi  aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do senado, contudo existe um prazo de cinco sessões ordinárias para que seja apresentado recurso, com assinatura de 55 deputados, para a PL ser submetida ao plenário.  Caso não seja apresentado recurso a PL irá para a sanção do executivo que terá o prazo de 15 dias para se posicionar.  Para que não ocorra a submissão do projeto a plenária o FENAPSI e representantes dos PSINDs estão em Brasília tentando sensibilizar os deputados a não apresentar recurso. Além dessa ação está sendo programado um ato nacional que contribuirá no processo de sensibilização dos deputados e da presidente Dilma. Foi deliberado que será feita uma inserção no programa de rádio "Psicologia em Foco" sobre a campanha das 30 horas.
 
Após essa pauta foi feita uma avaliação do movimento grevista.  Foi apontada diversas situações, nas quais, não houve o reconhecimento  das (os) psicólogas (os) como trabalhadoras(es) do SUAS, bem como, interesses políticos se sobre puseram  aos interesses dos trabalhadores.  Também foi relatada que esperava-se um fortalecimento da mobilização dos trabalhadores do SUAS,  mas  essa expectativa foi frustrada devido ao não cumprimento dos acordos da greve e  perseguição aos trabalhadores envolvidos no movimento.
 
Ainda foi discutido que questões pautadas pelos trabalhadores ainda não estão claras, como o Assédio Moral e precarização do trabalho sofrida pelos psicólog@s.  Foi deliberado que o PSIND abrirá um canal de denúncia anônima de casos de Assédio Moral e apurará essas via assessoria jurídica, Ministério Público e fórum quando estabelecido. Outra ação é a promoção de seminários para um refinamento desse conceito, pois é extremamente difícil apurar denúncias de Assedio Moral. Na questão da invisibilidade dos psicólogos no SUAS, apontou-se a necessidade de construir uma bandeira política para as Psicólogas (os) na Assistência Social e foi ventiladas algumas possibilidades como, a luta contra precarização do trabalho por meio da  realização de concursos públicos na PBH, visto que as vagas para psicologos não foram preenchidas e ainda existem serviços que funciona com todos os funcionários em regime de CLT, e no interior.
 
Quanto ao vínculo do PSIND com os psicólogos da PBH foi pontuado que esse precisa ser construído, tendo o trabalhador como protagonista desse processo e o sindicato seria um veículo de organização e reivindicação das demandas apresentadas. Para esse objetivo foi deliberado que as reuniões entre PSIND e Psicologas (os) da Pbh ocorrerão uma vez a cada dois meses, sendo que o próximo encontro ocorrerá no dia 11/09/2014 às19 horas na sede do sindicato.
 
Quanto aos fóruns dos trabalhadores no âmbito municipal e estadual foi pontuado as tentativas de institucionalização dos mesmos.
 
O FMT/BH, durante a greve, foi refundado e uma comissão eleita para organizar proposta de regimento interno, Plano de Lutas e convocar uma plenária para aprovação do regimento e eleição da comissão executiva. Estão ocorrendo reuniões para esse fim.
 
Já o FET-MG sera realizada uma reunião no dia 23/07/14 às 18 horas para ser iniciado a constituição do mesmo. Em ambos os fóruns foi apontado a necessidade da participação das demais categorias que compõem o SUAS, pois esse processo esta sendo encabeçado por Psicólogos e Assistentes Sociais.
Para responder essas demandas foi acordado que sindicado e CRP irão mobilizar outras categorias. Uma segunda ação levantada é a participação mais incisiva do Psind na construção dos fóruns tendo por interlocutores Volney e Eustáquio Silva.

 

Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

Conselho Federal de Psicologia
SAF SUL (Setor de Administração Federal Sul), Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104.
CEP.: 70070-600
Tel.: 61 2109 0100
Fax: 61 2109 0150

Website: crepop.pol.org.br/novo/

Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais


Entre em contato com o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais(CRP-MG)

Telefone: (31) 2138-6767
Email: crp04@crp04.org.br
Website: www.crpmg.org.br